O Brasil não comemora o dia dos namorados no mesmo dia que a maior parte dos países, o que faz que tenhamos praticamente 2 dias do tipo por ano. Em 1948, para alavancar as vendas de uma loja no mês de junho, normalmente pouco movimentado devido à falta de datas comemorativas, uma estratégia publicitária foi criada. Emprestando a ideia do “Valentine’s Day”, o dia anterior ao dia de Santo Antônio (o “santo casamenteiro”) foi escolhido, dando origem à celebração. Mas como essa data comemorativa surgiu?
Há algumas discussões quando se fala sobre o surgimento do Valentine’s Day. Alguns historiadores acreditam que a sua origem esteja relacionada à Roma antiga, em que o padre Valentim teria lutado contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido casamentos durante as guerras achando que isso melhoraria a performance de seus soldados.
Condenado à morte, o padre esperava na prisão pelo momento de sua execução, e então conheceu a filha cega de um carcereiro, por quem se apaixonou. Um milagre a fez ganhar sua visão de volta. Um pouco antes de morrer, Valentim escreveu uma carta de adeus para a moça e assinou-a com “Your Valentine”, dando origem à expressão usada até hoje.
No século passado, a igreja católica deixou de reconhecer São Valentim pelo seu caráter de lenda e a falta de evidências sobre sua existência. Por volta do ano 5 d.C, a igreja reconheceu Valentim como um santo para poder suprimir as festas pagãs que aconteciam na época do ano.
O Dia dos Namorados nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a data também é comemorada não só a fim de demonstrar o amor romântico, mas também para celebrar a amizade e companherismo. Portanto, filhos podem dar cartões para os pais, alunos para seus professores, amigos para amigos, entre outros. Mas claro, os cartões, flores, chocolates e presentes fazem parte da demonstração de amor entre casais.
Na Wizard Sete Lagoas, foram entregues cartoes em forma de coração para que os alunos enviassem mensagens para quem desejasse na escola.

Curiosidades sobre Valentine’s Day
-
De acordo com pesquisas de mercado no Valentine’s day, em 2016, cerca de 54,8% dos americanos celebraram a data e 19,7 bilhões de dólares foram gastos.
-
Outra pesquisa indica que, dos que compram nesse dia, 48,7% compram doces; 37,7 compram flores e 51,2% dão cartões.
-
O Valentine’s Day também é o terceiro dia onde há mais pedidos de casamento, perdendo apenas para o Natal e Ano Novo.
-
Até mesmo um filme sobre a data já foi produzido em Hollywood e possui um elenco repleto de estrelas, incluindo Taylor Swift.